Diante da singularidade e riqueza do ecossistema de Santa Cruz e dos trabalhos desenvolvidos na EBMAR, André Ruschi, filho de Augusto Ruschi, e dirigente da instituição EBMAR no período de 1978 a 2016, criou o projeto de educação ambiental ARCA DE NOÉ. Implantado em 1989, o Arca de Noé é um projeto pioneiro no país, sendo hoje uma das poucas áreas particulares do estado do Espírito Santo com o objetivo de promover a educação ambiental.
Desde sua fundação mais de 500.000 alunos, de diferentes escolas e universidades, já tiveram o privilégio de vir estudar na região de Santa Cruz, graças à iniciativa desta instituição e de seus principais empreendedores, Augusto Ruschi e André Ruschi.
O projeto tem como objetivos despertar a sensibilidade à natureza e divulgar e manter a obra e acervo das pesquisas de Augusto Ruschi, o patrono nacional da ecologia, assim como de seu sucessor, André Ruschi.
Atualmente, dando continuidade ao projeto idealizado por sua família, a EBMAR e o ARCA DE NOÉ seguem sob a coordenação de Gabriel Ruschi, filho de André, juntamente a uma equipe multidisciplinar.
Os temas podem variar de acordo com a faixa etária e objetivo da instituição.
As atividades são desenvolvidas através de inserção em ambiente preservado, com trilhas monitoradas em trechos de mangue/praia/restinga/costão rochoso/floresta, na dinâmica de um professor da instituição para cada grupo de cerca de dez estudantes, inclui observações de campo, palestras, debates e o desenvolvimento de um trabalho de grupo com metodologia exclusiva.
ATENÇÃO
Somente para alunos maiores que 7 anos de idade, para menores favor consultar.
Opção 1 e 2: grupos de 10 a 44 estudantes.
Opção 3, 4 e 5: grupos de 30 a 44 estudantes.
Os recursos obtidos destes e outros serviços prestados pela EBMAR são inteiramente destinados para custear a operação e alcançar os objetivos propostos no Estatuto Social da EBMAR.
A região de Santa Cruz foi escolhida como sede de um dos primeiros laboratórios de biologia marinha no Brasil, a EBMAR, em preferência a várias outras regiões costeiras, para estudos e ensino da biologia e ecologia marinha devido a uma singular diversidade.
A praia e o mangue litorâneo são formados com rochas sedimentares de ferro arenítico, por toda a costa. Durante a maré baixa, é possível caminhar-se por cima destes arrecifes entre centenas de lagoinhas e poças de maré, com algas, peixes, crustáceos, moluscos, tal qual um jardim marinho rico de flores, cores, vida e movimento.
ENDEREÇO
Av. Augusto Ruschi, nº 01
Itaparica, Aracruz-ES
CEP: 29199-625
CONTATOS
+55 27 98119-9292 (vivo) Whatsapp
gabriel@ebmar.com.br