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Histórico EBMAR

Por Julio Marques e Rafaela Dalvi

A Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) foi criada em 1970, inicialmente atuando como departamento didático do Museu de Biologia Mello Leitão. Em 1983, com a doação do MBML ao Patrimônio Histórico Federal, a Estação desmembrou-se permanecendo independente do Museu.

Em 1988, ocorre sua formalização como empresa, com a criação e implantação do projeto de educação ambiental Projeto Arca de Noé, realizando parcerias nos municípios da Grande Vitória (ES) com escolas municipais e particulares, alcançando um público estimado de 70.000 (setenta mil) alunos.

De 1990 a 1992 a EBMAR atuou na implantação da Educação Ambiental no município de São Mateus (ES) e municípios do norte do Espírito Santo, recebendo um público estimado de 35.000 (trinta e cinco mil) alunos e contanto com patrocínio de empresas privadas. Ainda nesta época, apresentou na RIO-92 o Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela parceria com a Petrobrás como principal atividade educacional apoiada pela empresa no país.

A Estação contou com o apoio de instituições públicas e privadas através de parcerias e contratos de patrocínio e apoio. Instituições de ensino como a Unicamp e a UFES, e empresas, como a Imetame Metalmecânica e a Aracruz Celulose, que são obrigadas a realizar compensação ambiental:

A Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral. (BRASIL, 2000).

Nesses anos de atuação a promoveu atividades, no âmbito do Projeto Arca de Noé (1988-Atualidade), desenvolvidas através de aulas de campo, com caminhadas através dos ecossistemas típicos de litoral do Estado do Espírito Santo, como Floresta Atlântica de Montanha, Floresta Paludosa, Restinga, Mangue, Praia e Arrecifes Marinhos, para alunos do ensino básico ao superior.

Entre os temas de estudos trabalhados no Projeto Arca de Noé (1988-Atualidade), estão os seres vivos marinhos e ecologia; algas marinhas e suas funções ambientais; ecossistemas litorâneos: praia, costão rochoso, restinga, mangue; Floresta Atlântica; a vida e obra de Augusto Ruschi; Educação Ambiental; beija-flores; poluição e aquecimento global; geologia e plantas medicinais.

Entende-se a EBMAR como entidade produtora de documentos de arquivo, produzidos através dos projetos de educação ambiental, coordenados por André Ruschi (1956-2016), como por exemplo o Projeto Arca de Noé (1988-Atualidade), que gerou documentos como os projetos de aula e de campo, cronogramas, atividades de alunos, gravações de um documentário em fitas VHS. 

Tanto Augusto Ruschi (1915-1986) quanto André Ruschi (1956-2016) foram grandes defensores da vida e da preservação do meio ambiente, tendo dedicado suas vidas e suas trajetórias científicas por esta causa. Assim como seu pai, André acreditava na educação ambiental como um agente de transformação do mundo.

As ciências são o produto da curiosidade inata de milhares de gerações, encontrando respaldo na curiosidade espontânea das crianças. O mundo moderno e suas conquistas são produtos das ciências. Cabe ao educador fundamentar a ética da vida para a utilização correta das ciências e dos recursos naturais. Fazer isto é fazer educação ambiental. (RUSCHI, [1997?]).

Atualmente a EBMAR é administrada por Gabriel Ruschi (1989-Atualidade), filho de André Ruschi (1956-2016) e neto de Augusto Ruschi (1915-1986), tendo como principal desafio dar continuidade ao atendimento ao público num contexto de novas oportunidades para exploração e valorização do patrimônio documental.

Considerando os aspectos institucionais a EBMAR está, no tempo, para além dos intervalos de vida dos seus fundadores, sendo, assim detentora de um fundo aberto e de uma lógica de produção ligada com as atividades no campo da ciência e da educação.



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